Acolhimento
"Acolher é uma palavra de significado muito especial na nossa língua portuguesa, refere-se tanto ao acesso a um espaço de refúgio, proteção e conforto, quanto ao estabelecimento de condições para que o diálogo se faça: levar em consideração a palavra do outro (Houaiss, 2001). Acolher lança raízes no bem-estar do nosso corpo e do nosso espírito. Não à toa, reúne duas condições essenciais para que um ser humano, recém-chegado a esse mundo, vingue, cresça, estabeleça laços e sonhe futuros." (INSTITUTO PENÍNSULA. Orientações de acolhimento para professores, 2020. Disponível em: <https://www.institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/08/Orienta%C3%A7%C3%B5es-de-acolhimento.pdf>. Acesso em 17 de novembro de 2021)
Acolher é necessário. Acolher é estar disponível para observação atenta, escuta ativa, cuidado, equidade e apoio um ao outro. Logo, o EEB e a equipe escolar, precisam fazer do acolhimento uma rotina, fortalecendo canais de diálogo e vínculos entre os membros da comunidade escolar.
Para saber mais sobre o tema e algumas sugestões de atividades práticas a serem desenvolvidas, acesse os documentos abaixo.
TRANSIÇÃO ENTRE ETAPAS
A vida humana é um ciclo que, a cada momento, passa por transições. Elas ocorrem, a fim de contribuir com a evolução, o amadurecimento intelectual, porém, alguns desafios são impostos ao longo do processo. Na trajetória escolar dos estudantes, essa realidade não é diferente, pois a transição ocorre em diferentes fases e envolve particularidades que incidem na adaptação, no bem-estar emocional e nas inter relações.
Tudo isso requer da equipe pedagógica, juntamente com as famílias, que sejam traçadas estratégias que contribuam para amenizar os obstáculos encontrados ao longo desse processo, sem deixar afetar o desempenho dos estudantes no desenvolvimento de novas aprendizagens. Neste sentido, recomenda-se que a transição entre etapas seja abordada de forma a deixar o ambiente escolar mais leve, respeitoso e acolhedor, com a finalidade de proporcionar um espaço mais seguro.
Essa transição ocorre ao longo da Educação Básica nas respectivas etapas: Educação Infantil para o 1º ano; do 5º para o 6º e do 9º ano para o 1º ano do Ensino Médio.
Importante destacar também, que a Educação Especial e a Educação de Jovens e Adultos, consideradas como etapas de transição, merecem um olhar atento, cuidadoso, uma vez que a empatia deve ser uma ação a ser exercida por todos os seres humanos, especialmente para com os estudantes dessas modalidades de ensino.
A SEE, por considerar de fundamental importância a transição entre etapas, elaborou e disponibilizou o documento Orientações sobre transição entre etapas contendo orientações, onde são encontradas estratégias plausíveis de execução para apoiar os estudantes nessa transição de etapa escolar.