"Acolher é uma palavra de significado muito especial na nossa língua portuguesa, refere-se tanto ao acesso a um espaço de refúgio, proteção e conforto, quanto ao estabelecimento de condições para que o diálogo se faça: levar em consideração a palavra do outro (Houaiss, 2001). Acolher lança raízes no bem-estar do nosso corpo e do nosso espírito. Não à toa, reúne duas condições essenciais para que um ser humano, recém-chegado a esse mundo, vingue, cresça, estabeleça laços e sonhe futuros." (INSTITUTO PENÍNSULA. Orientações de acolhimento para professores, 2020. Disponível em: <https://www.institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/08/Orienta%C3%A7%C3%B5es-de-acolhimento.pdf>. Acesso em 17 de novembro de 2021.
Acolher é necessário. Acolher é estar disponível para observação atenta, escuta ativa, cuidado, equidade e apoio um ao outro. Logo, o EEB e a equipe escolar, precisam fazer do acolhimento uma rotina, fortalecendo canais de diálogo e vínculos entre os membros da comunidade escolar.
Para saber mais sobre o tema e algumas sugestões de atividades práticas a serem desenvolvidas, acesse os documentos abaixo.
TRANSIÇÃO ENTRE ETAPAS
A vida humana é um ciclo que, a cada momento, passa por transições. Essas transições ocorrem para contribuir com a evolução e o amadurecimento intelectual; no entanto, alguns desafios surgem ao longo do processo. Na trajetória escolar dos estudantes, essa realidade não é diferente, pois as transições ocorrem em diferentes fases e envolvem particularidades que impactam a adaptação, o bem-estar emocional e as relações interpessoais.
Tudo isso requer da equipe pedagógica, juntamente com as famílias, que sejam traçadas estratégias que contribuam para amenizar os obstáculos encontrados ao longo desse processo, sem deixar afetar o desempenho dos estudantes no desenvolvimento de novas aprendizagens. Neste sentido, recomenda-se que a transição entre etapas seja abordada de forma a deixar o ambiente escolar mais leve, respeitoso e acolhedor, com a finalidade de proporcionar um espaço mais seguro.
Essa transição ocorre ao longo da Educação Básica nas seguintes etapas: da Educação Infantil para o 1º ano, do 5º para o 6º ano e do 9º ano para o 1º ano do Ensino Médio.
É importante destacar, também, que a Educação Especial e a Educação de Jovens e Adultos, consideradas etapas de transição, merecem um olhar atento e cuidadoso, uma vez que a empatia deve ser uma prática exercida por todos, especialmente em relação aos estudantes dessas modalidades de ensino.
A SEE, por considerar de fundamental importância a transição entre etapas, elaborou e disponibilizou o documento Orientações sobre Transição entre Etapas que contém orientações e estratégias viáveis para apoiar os estudantes nessa mudança de etapa escolar.