Avaliações Educacionais em larga escala
A avaliação externa é a avaliação educacional em larga escala, de natureza sistêmica. Nessas avaliações, utilizam-se instrumentos (em geral, testes de proficiência, provas, questionários) produzidos e aplicados por pessoas de fora da escola ou das turmas submetidas a esses exames. Sistêmica, quando se refere a uma rede ou sistema de ensino, o que ocorre, na maioria dos casos. Em larga escala, quando envolve um grande número de estudantes. Existem diversas avaliações externas aplicadas atualmente nas escolas em diferentes escalas: internacional, nacional, estadual e municipal.
Mais informações sobre as Avaliações Educacionais em Larga Escala podem ser consultadas no no Portal das Avaliações Educacionais.
PROALFA e PROEB
Vamos conhecer os principais programas e avaliações que compõem o SIMAVE?
O Proalfa é uma avaliação anual e censitária aplicada ao final do Ciclo da Alfabetização do Ensino Fundamental, com objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes em procedimentos de Língua Portuguesa (Leitura e Escrita) e Matemática.
O Proeb avalia competências expressas pelos estudantes do final de cada Ciclo: Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em Língua Portuguesa e Matemática.
Os resultados do Proalfa e do Proeb de 2023 serão divulgados em maio, no Portal das Avaliações Educacionais.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
A avaliação diagnóstica é uma ação realizada pela escola com o objetivo de obter dados e informações necessários para subsidiar professores e Especialistas em Educação Básica (EEBs) na adequação das estratégias de ensino às necessidades das turmas e dos estudantes. Sua aplicação ao longo do ano tem como principal finalidade monitorar a aprendizagem.
Com o resultado dessas avaliações, é possível identificar indicadores de pontos fortes e áreas de melhoria. Para isso, é feito um levantamento dos aspectos nos quais os estudantes tiveram maior destaque e daqueles em que encontraram maior dificuldade.
De posse desses dados, é possível pensar em ações que têm como objetivo obter melhores resultados, como:
monitorar os pontos de dificuldade;
acompanhar, de forma personalizada e específica a determinados estudantes, auxiliando-os em quais matérias devem se dedicar mais aos estudos e, com isso, otimizar o tempo;
revisar e readequar, se necessário, o conteúdo previsto no planejamento.
O Art. 91 e o Art. 101, da Resolução SEE nº 4692/2021, orientam sobre a aplicação dessas avaliações.
AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA
A Avaliação Intermediária é um importante instrumento que revela o desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes, com base no trabalho realizado no primeiro semestre pelos professores.
Essa ferramenta é fundamental para apoiar os professores na revisão de sua prática pedagógica, permitindo que façam os ajustes necessários nos planejamentos e na (re)organização de metodologias voltadas à recuperação das aprendizagens dos estudantes.
Público alvo:
Estudantes matriculados nas turmas regulares do 2° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio, além dos estudantes das turmas de Educação de Jovens e Adultos e de Correção de Fluxo, regularmente matriculados na rede estadual de ensino.
Quando, onde e como será aplicada?
A aplicação ocorrerá nas escolas entre os dias 19/06/23 e 30/06/23, de forma impressa ou on-line. Os resultados serão divulgados no final de julho de 2023.
VEM AÍ...
Uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A principal motivação para a criação do evento é garantir que estudantes mais novos, do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas de todo o país, possam vivenciar a experiência olímpica.
FIQUE ATENTO ÀS INSCRIÇÕES: DE 02 DE MAIO A 21 DE JUNHO DE 2024
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS - OBMEP
A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Público alvo:
Estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até 3º ano do Ensino Médio.
FIQUEM ATENTOS!
Datas previstas para aplicação de provas:
1ª fase: 04 de junho de 2024
2ª fase: 19 outubro de 2024
Informações Gerais:
http://portal.mec.gov.br/olimpiada-brasileira-de-matematica-das-escolas-publicas
Os estudantes que participam da OBMEP são distribuídos em três níveis:
Nível 1 - estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
Nível 2 - estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
Nível 3 - estudantes do Ensino Médio
Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 6º e 7º anos devem ser inscritos para as provas do Nível 1. Estudantes de EJA do 8º e 9º anos devem ser inscritos para as provas no Nível 2 e os de Ensino Médio, para as provas de Nível 3.
Informações Gerais:
http://portal.mec.gov.br/olimpiada-brasileira-de-matematica-das-escolas-publicas
Os estudantes que participam da OBMEP são distribuídos em três níveis:
Nível 1 - estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
Nível 2 - estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
Nível 3 - estudantes do Ensino Médio
Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 6º e 7º anos devem ser inscritos para as provas do Nível 1. Estudantes de EJA do 8º e 9º anos devem ser inscritos para as provas no Nível 2 e os de Ensino Médio, para as provas de Nível 3.