Coordenador Pedagógico
O papel do Coordenador Pedagógico
Coordenar é caminhar junto. Nesse sentido, o coordenador pedagógico desempenha um papel fundamental nas instituições escolares, considerando que sua gestão impacta no resultado de toda sua equipe.
O cargo de Especialista da Educação Básica (EEB) é central na estrutura escolar, uma vez que a função primordial do Supervisor Pedagógico e do Orientador Educacional, juntamente com a Direção Escolar, é liderar o processo pedagógico nas unidades de ensino. Assim, espera-se que o Especialista atue na coordenação pedagógica promovendo ações voltadas às necessidades formativas dos professores, (co)responsabilizando-se pela gestão das aprendizagens dos estudantes, articulando as diferentes relações inerentes do cotidiano escolar (família, comunidade, entre outros) e auxiliando docentes e discentes para o êxito dos processos de ensino e de aprendizagem.
Nessa perspectiva, destacamos algumas das principais ações do Coordenador Pedagógico/EEB no contexto escolar:
Acompanhar o processo de avaliação da aprendizagem, tomando-a enquanto diagnóstico e articulando-se com os atores envolvidos, visando identificar a solução para as demandas encontradas, devendo ser capaz de ler, observar e congregar as necessidades dos que atuam na escola. As propostas devem ser construídas, discutidas e implementadas por todos os envolvidos. Cabe ao Coordenador Pedagógico articular e motivar a adesão e o compromisso do grupo para com o processo de avaliação que tem por finalidade diagnosticar e promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem.
Resgatar o trabalho coletivo, considerando as experiências, os interesses e o modo de trabalhar do professor, bem como criar condições para questionar sua prática e disponibilizar recursos para modificá-la. Cabe ao Coordenador Pedagógico mediar a dimensão coletiva do trabalho educativo.
Manter o foco nos aspectos da realidade escolar buscando relacionar teoria e prática, acompanhar a ação docente privilegiando a reflexão crítica da prática do professor, estimulando-o para a mudança, se necessário. Cabe ao Coordenador Pedagógico intervir e direcionar o grupo, visando a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.
Criar condições para que o professor descubra a melhor forma de ajudar o estudante a aprender. Cabe ao Coordenador Pedagógico avaliar, ou seja, realizar uma contínua análise da prática pedagógica, na busca de esclarecimento e compreensão, reflexão e solução para os problemas, como forma de obter a qualidade do processo educativo.
Portanto, o papel do Coordenador Pedagógico como parceiro do professor e da equipe escolar é levar o grupo a refletir sobre a proposta pedagógica desenvolvida na escola e orientar o fazer pedagógico. Para isso é importante que seja observado:
As necessidades de aprendizagem dos estudantes;
A visão integrada e dinâmica do currículo em relação à realidade;
O trabalho na perspectiva interdisciplinar;
O trabalho coletivo respeitando o ponto de vista dos diferentes atores;
A interação com a comunidade escolar.
É também inegável a importância do Especialista de Educação Básica na estrutura do sistema educacional, especialmente frente à implementação das ações de cunho pedagógico propostas pela SEEMG. Afinal, o EEB é o grande catalisador, mobilizador e articulador das propostas pedagógicas que se estabelecem no ambiente escolar.
Convidamos você para relembrar suas atribuições e assim, garantir uma atuação de qualidade.
Confira na Sala de Leitura!