Diário Escolar Digital

Lançado em 2017 pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, o Diário Escolar Digital, chamado popularmente de DED, é um sistema desenvolvido pela PRODEMGE. Sua proposta é ampliar a interação entre estudantes, pais, responsáveis e Profissionais da Educação (Professores, Especialistas, Diretores e Secretários de Escola).


Ele é um sistema "ligado" ao Simade - Sistema Mineiro de Administração Escolar, sendo que a secretaria da escola alimenta o Simade com dados das turmas, estudantes e configurações do sistema e essas informações migram para o Diário Escolar Digital. Nele, essas informações aparecem como turmas e estudantes, possibilitando que os professores realizem os lançamentos de frequência e avaliação que serão migrados de volta para o Simade, após o fechamento do bimestre, gerando os boletins dos estudantes que deverão ser entregues aos pais e/ou responsáveis, em reunião, conforme orienta a Resolução SEE nº 4.692/2021.


Fonte: https://simadefacil.blogspot.com/2019/07/diario-escolar-digital-passo-passo.html (adaptado)


Devem ser informados também, bimestralmente no DED, os procedimentos de avaliação, as oportunidades de aprendizagem e o aproveitamento alcançado pelos estudantes, além dos registros de todas as atividades avaliativas oferecidas a eles. O EEB tem como atribuição monitorar os registros realizados pelos professores, bem como registrar o perfil da(s) turma(s) relativo à enturmação pedagógica e, quando solicitado, autorizar as retificações de registros no DED. 

Fonte: https://simadefacil.blogspot.com/2019/07/diario-escolar-digital-passo-passo.html