Educação Profissional

A oferta da modalidade Educação Profissional nas escolas estaduais de Minas Gerais tem por finalidade proporcionar aos estudantes a oportunidade de desenvolver competências pessoais e profissionais, com base em fundamentos científico-tecnológicos, socio-históricos e culturais. Nas escolas que oferecem cursos técnicos de nível médio, é de grande importância realizar um trabalho integrado entre o Especialista em Educação Básica e o Professor-Coordenador de Educação Profissional, garantindo apoio e orientação aos professores na elaboração de estratégias pedagógicas assertivas, alinhadas ao desenvolvimento dos processos formativos e aos objetivos de aprendizagem propostos nos documentos curriculares. Deve-se buscar, por meio de um diálogo constante e propositivo, a inclusão das turmas dos cursos técnicos nas dinâmicas de planejamento e implementação de ações pedagógicas da escola. 

Para apropriação e compreensão dos fluxos específicos que norteiam a oferta de cursos técnicos nas escolas da Rede Estadual de Minas Gerais, recomendamos o acesso à pasta Documentos Pedagógicos da Educação Profissional, que contém os Documentos Orientadores, os Documentos Curriculares e os Documentos de Suporte Pedagógico para a oferta de cursos técnicos, organizados de acordo com o modelo de oferta.


No contexto da oferta de cursos de Educação Profissional, considerando a organização semestral dos tempos de aprendizagem, orientamos as equipes pedagógicas, ao iniciar uma nova turma de curso técnico de nível médio, a organizar atividades formativas com os profissionais envolvidos na oferta, conforme o Roteiro de Atividades.


Seu apoio e participação, Especialista, são essenciais para a articulação e o engajamento dos profissionais, garantindo que a oferta de cursos técnicos seja planejada e implementada com assertividade e qualidade, de acordo com as orientações e normativas vigentes.


O Especialista, juntamente com o Professor-Coordenador de Educação Profissional, é responsável por acompanhar o desempenho dos estudantes nas disciplinas do módulo em curso, sugerindo, quando necessário, estudos regulares e periódicos para recuperar o aprendizado. É fundamental que o Especialista e o Professor-Coordenador de Educação Profissional participem das reuniões do Conselho de Classe para monitorar, refletir e intervir nos processos de avaliação da aprendizagem. Esses processos devem ser baseados em princípios éticos, inclusivos, democráticos e sustentáveis, garantindo o desenvolvimento e a formação acadêmica, profissional e humana dos estudantes.


Ressaltamos a importância da conferência e gestão escolar no ciclo de matrículas no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC). É essencial que todos os estudantes sejam inseridos no sistema para assegurar que, ao final do curso, os diplomas possam ser emitidos com precisão.