Educação de Jovens e Adultos
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que visa oferecer ao estudante que não teve acesso à escolarização na idade adequada a oportunidade de concluir seus estudos em menor tempo.
A EJA pressupõe a articulação entre os saberes e experiências previamente adquiridos pelo estudante e os conhecimentos escolares, tornando as aprendizagens mais significativas e contextualizadas. Nesse sentido, é importante refletir: Quem é o estudante da EJA? Quais são suas expectativas em relação à escolarização? Como as experiências de vida desses estudantes podem enriquecer as práticas educativas desenvolvidas na escola? Como se estabelece a relação desse estudante com o mundo do trabalho e que contribuições ela oferece para o alinhamento entre escolarização e trabalho?
Especialista, é fundamental checar se todo o planejamento foi realizado, pois os dados e evidências gerados podem subsidiar o planejamento do ano subsequente.
Com o encerramento do semestre letivo da EJA, é necessário que professores e equipe gestora da escola estejam atentos à importância de realizar o Conselho de Classe conforme as datas estabelecidas na Resolução SEE nº 4.928/2023 do Calendário Escolar e de fechar o Diário Escolar Digital (DED).
Cabe ressaltar a importância de considerar as especificidades da Educação de Jovens e Adultos, que possui singularidades em sua organização curricular.
Todas as orientações referentes à EJA estão disponíveis na Sala de Leitura.
As turmas de 1º, 2º e 3º Períodos do Ensino Médio deverão, no início do 1º bimestre de cada semestre, escolher a Proposta Pedagógica a ser seguida pelos professores e estudantes dessas turmas. O Caderno Pedagógico Itinerário Formativo - 2024 deverá ser utilizado para essa escolha, e ele apresenta duas Propostas Pedagógicas distintas: Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Educação para a Cidadania Global.
Especialista, atente-se às ações referentes ao encerramento do semestre letivo na EJA:
● acompanhamento da frequência escolar dos estudantes;
● avaliação dos estudantes;
● realização de estudos contínuos e independentes de recuperação;
● realização do Conselho de Classe;
● registro dos resultados, visando à regularidade da escrituração escolar.
Dentre as ações realizadas nessa modalidade de ensino, destaca-se o Seminário Estadual de Práticas Exitosas Educadores EJA. Este evento tem como objetivos fortalecer a cultura do compartilhamento de práticas bem-sucedidas, disseminar a valorização da modalidade EJA e engajar os profissionais da educação que atuam na Educação de Jovens e Adultos.
EXAME NACIONAL DE CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE JOVENS E ADULTOS - ENCCEJA
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), é um exame realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação, destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada e que buscam a certificação do ensino fundamental ou médio, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio. A aplicação das provas está prevista para o dia 25 de agosto, nos turnos matutino (de 9h às 13h) e vespertino (de 15h30 às 20h30)
O Encceja Nacional 2024 é destinado às pessoas privadas de liberdade e aos jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. A inscrição no Encceja Nacional PPL 2023 deverá ser realizada entre os dias 24/07 e 04/08. A aplicação das provas está prevista para os dias 17 e 18/10. As equipes pedagógicas das Unidades prisionais e de Atendimento socioeducativo deverão proceder com os trâmites para assegurar o direito às pessoas privadas de liberdade a participarem do exame.