Educação Profissional

A oferta da modalidade "Educação Profissional" nas escolas estaduais de Minas Gerais têm por finalidade proporcionar aos estudantes a oportunidade de desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, com base em fundamentos científico-tecnológicos, sócio-históricos e culturais. Nas escolas que ofertam cursos técnicos de nível médio é de grande importância a realização de um trabalho integrado entre o Especialista em Educação Básica e o Professor Coordenador de Educação Profissional garantindo apoio e orientação aos professores para elaboração de estratégias pedagógicas assertivas, alinhadas ao desenvolvimento dos processos formativos e objetivos de aprendizagem propostos nos documentos curriculares. Deve-se buscar também que, a partir de um diálogo constante e propositivo, haja a inclusão das turmas dos cursos técnicos nas dinâmicas de planejamento e implementação de ações pedagógicas da escola.


Para apropriação e compreensão dos fluxos singulares que norteiam a oferta de cursos técnicos nas escolas da Rede Estadual de Minas Gerais, recomendamos o acesso a pasta Documentos Pedagógicos da Educação Profissional, que contém os Documentos Orientadores, os Documentos Curriculares e os Documentos de Suporte Pedagógico para oferta de cursos técnicos, organizados de acordo com o modelo de oferta." 


"No contexto da oferta de cursos de Educação Profissional, considerando a característica de organização semestral dos tempos de aprendizagem, orientamos às equipes pedagógicas, ao iniciar uma nova turma de curso técnico de nível médio, que organizem atividades formativas com os profissionais envolvidos na oferta, de acordo com o Roteiro de Atividades


O seu apoio e a participação, Especialista, são essenciais para a articulação e o engajamento dos profissionais no sentido da oferta de cursos técnicos ser planejada e implementada com assertividade e qualidade, de acordo com as orientações e normativas vigentes."


O Especialista, juntamente com o Professor-Coordenador de Educação Profissional, terá a responsabilidade de acompanhar o desempenho dos estudantes nas disciplinas do módulo em curso, sugerindo, quando necessário, estudos regulares e periódicos para recuperar o aprendizado. É fundamental que o Especialista e o Professor-Coordenador de Educação Profissional estejam presentes nas reuniões do Conselho de Classe para acompanhar de perto, refletir sobre e intervir nos processos de avaliação da aprendizagem. Esses processos devem ser baseados em princípios éticos, inclusivos, democráticos e sustentáveis, visando sempre garantir o desenvolvimento e a formação acadêmica, profissional e humana dos estudantes.


É importante ressaltar a relevância da conferência e gestão escolar na realização do ciclo de matrículas no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica - SISTEC. É fundamental que todos os estudantes sejam inseridos no sistema para garantir que, ao final do curso, os diplomas possam ser emitidos com precisão.