Intervenção Pedagógica
A Intervenção Pedagógica é uma ação educativa realizada para os estudantes que apresentam dificuldades na aprendizagem. Nesse contexto, as equipes escolares devem acolher os estudantes com essas lacunas, motivando-os para o desenvolvimento de suas habilidades. A Resolução SEE nº 4692/2021, em seu Art. 92 - orienta que a escola garanta estratégias de intervenções pedagógicas, para atendimento àqueles que ainda apresentam defasagens na(s) habilidade(s) do(s) componente(s) curricular(es) do ano anterior.
A atuação do Especialista em Educação Básica - EEB é fundamental nesse processo de Intervenção Pedagógica, conforme apresentado no Documento Orientador Intervenção Pedagógica 2023. Para que essa ação seja efetivada, deve-se observar dois recursos essenciais. São eles: os resultados das avaliações do SIMAVE e os resultados das avaliações internas do primeiro bimestre, acolhendo os estudantes que apresentaram desempenho abaixo do esperado.
ESTUDOS CONTÍNUOS DE RECUPERAÇÃO
Os Estudos Contínuos de Recuperação - Diagnóstico e Elaboração (estudos periódicos de recuperação) estão assegurados pelo Inciso I, Art. 95, da Resolução SEE nº 4692/2021, o qual orienta que a escola deve oferecer aos estudantes diferentes oportunidades de aprendizagem, por meio de estudos contínuos de recuperação, ao longo do processo de ensino e aprendizagem, em sala de aula, constituídos de atividades específicas relacionadas às habilidades não consolidadas.
ESTUDOS PERIÓDICOS DE RECUPERAÇÃO
No final do bimestre, antes do Conselho de Classe, deverão ser organizados e aplicados, os Estudos Periódicos de Recuperação. Essa nova oportunidade deverá ser oferecida aos estudantes que não desenvolveram as habilidades previstas para o bimestre.