Jogos Escolares de Minas Gerais

Os Jogos Escolares de Minas Gerais são uma competição esportiva que acontece entre as escolas públicas e particulares dos municípios de Minas Gerais.. Essas olimpíadas fazem parte do projeto Minas Esporte do Governo do Estado, e são realizadas em parceria com a secretaria de estado de educação.

Os jovens de 12 a 14 anos competem no módulo 1, e os de 15 a 17 anos competem no módulo 2, havendo separação entre masculino e feminino. Em 2011, os mais de 160 mil alunos poderão competir nas modalidades de atletismo, atletismo PCD, basquete, futsal, handebol, judô, natação, peteca, tênis de mesa, vôlei e xadrez, havendo separação entre o masculino e o feminino.

A competição é dividida em 4 etapas. A municipal, a microrregional, a regional e finalmente a estadual. Os campeões da etapa estadual seguem para as Olimpíadas Escolares.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Escolares_de_Minas_Gerais

Para o mês de julho estão previstas as 06 execuções da Etapa Regional do JEMG, com envolvimento das SREs e suas escolas, distribuídas nos pólos Zona da Mata, Triângulo, Vale do Aço, Sul, Norte e Centro.

Já no 3º bimestre, está previsto para o período de 03 a 09/07 a execução da etapa Regional em 6 cidades sedes envolvendo todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino.

No período de 1º a 06/08 acontecerá a execução da etapa Estadual Olímpica, considerada a fase classificatória para as etapas nacionais, com a participação de todas as escolas classificadas e inscritas no JEMG nas modalidades coletivas e individuais, envolvendo também todas as Superintendências Regionais de Ensino.

A etapa Nacional Olímpica é realizada pelo Comitê Olímpico do Brasil - COB, em parceria com os Estados, para estudantes de 15 a 17 anos denominado Jogos da Juventude (JJ) previsto para o período de 01 a 16/09 na cidade de Ribeirão Preto, como pode ser observado na página oficial do Comitê Olímpico.

Ainda no 3º bimestre, acontecerá a etapa Regional Paralimpíadas Escolares promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro - CPB em parceria com os Estados. Essa etapa será realizada na cidade de Brasília no período de 29/08 a 02/09, conforme apresentado no cronograma oficial.

Ressaltamos ainda que, para acompanhar as ações previstas nos Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG 2023, os envolvidos deverão acessar a página eletrônica http://jogosescolares.esportes.mg.gov.br/ e também o cronograma de execução do JEMG.

Para demais informações sobre a organização do JEMG, consulte o Documento Orientador JEMG 2023, o cronograma das próximas etapas do JEMG e  a lista de municípios sede em 2023.

Programa Superação

Dando continuidade às ações do Programa Superação, está   prevista para o dia 23/09, a terceira formação, destinada aos professores de Educação Física das escolas participantes.

Joy off Moving

Esse programa é uma parceria da SEE/MG com o Grupo Ferrero que tem como proposta formação continuada para profissionais de Educação Física da rede estadual de ensino de Minas Gerais.

No 3º bimestre, os professores de Educação Física participantes da etapa estadual olímpica dos Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG 2023, serão contemplados com a primeira formação. O cronograma completo das formações que irão acontecer ainda em 2023 será divulgado ao longo do segundo semestre.