Planejamento
Orientar o planejamento é função do Especialista em Educação Básica - EEB, sendo uma tarefa fundamental da coordenação pedagógica coesa e exequível.
O Planejamento Escolar precisa de Revisão e Adequação durante o percurso escolar. Sendo assim, o EEB deverá orientar os professores, ao elaborarem seus planejamentos, verificarem a necessidade de adequação dos mesmos e a tomarem como referência os diversos materiais produzidos e disponibilizados pela SEE, como o Currículo Referência de Minas Gerais (Ensino Fundamental e Ensino Médio), Plano de Curso – 2023, Guia de Ensino e Aprendizagem - GEA, Gestão do Ensino e da Aprendizagem e Matrizes e Planos de Cursos Técnicos.
Planejar, antecipadamente, as ações a serem realizadas deve ser uma prática de rotina das instituições de ensino, permitindo assim mais organização, previsibilidade e assertividade. Nesta seção você vai encontrar orientações que guiarão um planejamento escolar qualificado. Vamos lá?
Iniciamos um novo bimestre letivo. Caro(a) Especialista, lembre-se da importância do planejamento para o sucesso desse percurso escolar. Consulte o Calendário Escolar 2023, organize tempos e espaços, visando ao desenvolvimento das práticas escolares. INOVE! RENOVE!
ATENÇÃO!
Estão previstos para os dias 06 e 07/07/2023 os dias escolares destinados ao planejamento para o 3º bimestre. Para auxiliar na organização das ações a serem desenvolvidas nesses dias, a SEE encaminhará, oportunamente, orientações específicas.
FIQUEM ATENTOS!
O Plano de Curso 2023 organiza todas as habilidades previstas no CRMG por bimestre. Já os planejamentos das aulas apresentados nos Cadernos MAPA 2023, referente aos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática dos anos iniciais do ensino fundamental, prevê o trabalho com um recorte das habilidades. Sendo assim, salientamos que o professor em seu planejamento bimestral deve, necessariamente, contemplar todas as habilidades previstas no CRMG, visando a redução das desigualdades educacionais e a garantia dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento dos estudantes.
AGRUPAMENTOS TEMPORÁRIOS, O QUE SÃO?
Os Agrupamentos Temporários são Estratégias de Intervenção Pedagógica que consistem em organizar, em grupos, os estudantes em níveis de aprendizagem semelhantes, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento das capacidades e habilidades cognitivas, em um curto período de tempo, com estudantes que tenham apresentado na avaliação diagnóstica, avaliação intermediária e avaliações internas da escola, defasagem de aprendizagem. Envolve o trabalho colaborativo entre os professores e especialistas da educação básica, com início no 2º semestre de 2023.