Plano de Recomposição das Aprendizagens - PRA

Especialista, estamos no momento de repasse das ações do PRA nas escolas. Não deixe de participar e  acompanhar o desenvolvimento destas AÇÕES! 

Ouça o que a Superintendente de Políticas Pedagógicas da SEEMG, Graziela Santos Trindade tem a dizer sobre o Plano de Recomposição das Aprendizagens


Ouça os depoimentos de quem esteve presente na primeira etapa da formação.

O que é?


“O Plano de Recomposição das Aprendizagens - PRA é uma iniciativa da SEE/MG para apoiar as escolas estaduais na elaboração de estratégias de ensino com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes por meio do Currículo Referência de Minas Gerais na educação básica e nos indicadores educacionais da rede estadual”. (Documento Orientador, 2023, p.2)


“O Plano de Recomposição das Aprendizagens se justifica como um instrumento para mitigar as possíveis perdas de aprendizagens e recompor as habilidades necessárias para que estudantes sigam suas jornadas acadêmicas sem lacunas de aprendizado.” (Documento Orientador, 2023 p.3)


Quem é?


A equipe do PRA é composta por um Núcleo de Gestão Pedagógica Central (NGPC), no Órgão Central da Secretaria de Estado de Educação e um Núcleo de Gestão Pedagógica Regional (NGPR), nas Superintendências Regionais de Ensino e Escolas Estaduais.


Quais são seus objetivos?


Quais são suas ações?


As atividades do PRA nas escolas contemplam, entre outras ações, o acolhimento inicial da equipe pedagógica, a análise dos resultados das avaliações formativas e somativas, a identificação das habilidades do CRMG que precisam ser recompostas e/ou ensinadas aos estudantes. Nesse contexto, a escola irá elaborar com o apoio da equipe do NGPR um Plano Estratégico que deverá possuir estratégias e atividades de ensino para consolidar as habilidades para recomposição das aprendizagens descritas no portal SIMAVE.


O NGPR manterá contato direto com as escolas, assim como assessoria aos especialistas e professores. O Especialista em Educação Básica, tem papel fundamental na implementação e no desenvolvimento das ações do PRA de modo a garantir que os processos de ensino e aprendizagem sejam equânimes a todos os estudantes. Por meio da elaboração de atividades de ensino que retomam as habilidades que não foram aprendidas, busca-se assegurar o progresso escolar, visto que receberá orientações do NGPR relacionadas a utilização de recursos já existentes e ofertados pela SEE-MG. Tais recursos formam o conjunto de Material de Apoio Pedagógico de Aprendizagem (MAPA-MG), composto pelo CRMG, Planos de Curso, Cadernos MAPA, Se Liga na Educação, Jornal LUPA, dentre outros.


A quem se destina?


Público Alvo: Estudantes a partir do 3o ano do Ensino Fundamental ao 3o ano do Ensino Médio e contemplará todos os componentes curriculares.

RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS, INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA E REFORÇO ESCOLAR

As estratégias de recomposição das aprendizagens, intervenção pedagógica e reforço escolar são independentes e intercomplementares.

No quadro abaixo é possível perceber as diferenças e as relações dessas três ações que auxiliam a equipe pedagógica da escola no desenvolvimento dos estudantes.

Importante ressaltar que “recompor aprendizagem é, portanto, diferente de recuperar a aprendizagem. Recuperar é adquirir o que havia perdido, recuperar habilidades vistas que não foram consolidadas, ou seja, a habilidade foi trabalhada pelo professor, mas um ou outro estudante não atingiu o nível de aprendizado esperado. Tanto a intervenção, quanto o reforço escolar são ações de fortalecimento de aprendizagens, mas cuidam de uma reparação do que o estudante recebeu, mas não aprendeu.” (Documento Orientador - PRA, 2023, p. 11) 

SAIBA MAIS…


Foram formadas equipes para desenvolvimento das ações do PRA a nível central e regional, denominadas Núcleo de Gestão Pedagógica Central e Regional,  que “atuarão no desenvolvimento de ações pedagógicas e de monitoramento relativos à operacionalização do Plano de Recomposição das Aprendizagens, no apoio às escolas estaduais na elaboração de estratégias de ensino para melhoria da aprendizagem e dos resultados dos indicadores educacionais da rede estadual de ensino.” (Documento Orientador, 2023, p. 13) 

Núcleo de Gestão Pedagógica Regional - NGPR

Nos dias 26 e 27 de abril foi realizada em Belo Horizonte a formação para a equipe do  PRA-NGPR com as presenças dos DIRE e Analistas Pedagógicos das 47 regionais. Foram 4 oficinas, as quais discorreram sobre: 

No Programa de Recomposição das Aprendizagens, está prevista para o 3º bimestre a continuidade das ações iniciadas no 2º bimestre, sendo elas: plantões entre as equipes do Núcleo de Gestão Pedagógica Central - NGPC e Núcleo de Gestão Pedagógica Regional - NGPR e visitas presenciais da equipe NGPC às SREs. Essas ações terão como finalidade apoiar as equipes NGPR com orientações sobre a elaboração do Plano de Ação de Recomposição das Aprendizagens.