Plano de Recomposição das Aprendizagens - PRA
Especialista, estamos no momento de repasse das ações do PRA nas escolas. Não deixe de participar e acompanhar o desenvolvimento destas AÇÕES!
O que é?
"O Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA) é uma iniciativa da SEE/MG para apoiar as escolas estaduais na elaboração de estratégias de ensino com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes, por meio do Currículo Referência de Minas Gerais na educação básica e dos indicadores educacionais da rede estadual."(Documento Orientador, 2023, p. 2)
“O Plano de Recomposição das Aprendizagens se justifica como um instrumento para mitigar as possíveis perdas de aprendizagens e recompor as habilidades necessárias para que estudantes sigam suas jornadas acadêmicas sem lacunas de aprendizado.” (Documento Orientador, 2023 p.3)
Quem é?
A equipe do PRA é composta por um Núcleo de Gestão Pedagógica Central (NGPC), no Órgão Central da Secretaria de Estado de Educação e um Núcleo de Gestão Pedagógica Regional (NGPR), nas Superintendências Regionais de Ensino e Escolas Estaduais.
Quais são seus objetivos?
reduzir a defasagem de aprendizagem dos estudantes acumuladas ao longo da escolarização;
realizar estratégias de ensino com foco na recomposição das aprendizagens através das habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular e no Currículo Referência de Minas Gerais. (Documento Orientador, 2023, p.5)
Quais são suas ações?
As atividades do PRA nas escolas contemplam, entre outras ações, o acolhimento inicial da equipe pedagógica, a análise dos resultados das avaliações formativas e somativas, a identificação das habilidades do CRMG que precisam ser recompostas e/ou ensinadas aos estudantes. Nesse contexto, a escola irá elaborar com o apoio da equipe do NGPR um Plano Estratégico que deverá possuir estratégias e atividades de ensino para consolidar as habilidades para recomposição das aprendizagens descritas no portal SIMAVE.
O NGPR manterá contato direto com as escolas, assim como assessoria aos especialistas e professores. O Especialista em Educação Básica, tem papel fundamental na implementação e no desenvolvimento das ações do PRA de modo a garantir que os processos de ensino e aprendizagem sejam equânimes a todos os estudantes. Por meio da elaboração de atividades de ensino que retomam as habilidades que não foram aprendidas, busca-se assegurar o progresso escolar, visto que receberá orientações do NGPR relacionadas a utilização de recursos já existentes e ofertados pela SEE-MG. Tais recursos formam o conjunto de Material de Apoio Pedagógico de Aprendizagem (MAPA-MG), composto pelo CRMG, Planos de Curso, Cadernos MAPA, Se Liga na Educação, Jornal LUPA, dentre outros.
A quem se destina?
Público Alvo: Estudantes a partir do 3o ano do Ensino Fundamental ao 3o ano do Ensino Médio e contemplará todos os componentes curriculares.
RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS, INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA E REFORÇO ESCOLAR
As estratégias de recomposição das aprendizagens, intervenção pedagógica e reforço escolar são independentes e intercomplementares.
No quadro abaixo é possível perceber as diferenças e as relações dessas três ações que auxiliam a equipe pedagógica da escola no desenvolvimento dos estudantes.
Importante ressaltar que “recompor aprendizagem é, portanto, diferente de recuperar a aprendizagem. Recuperar é adquirir o que havia perdido, recuperar habilidades vistas que não foram consolidadas, ou seja, a habilidade foi trabalhada pelo professor, mas um ou outro estudante não atingiu o nível de aprendizado esperado. Tanto a intervenção, quanto o reforço escolar são ações de fortalecimento de aprendizagens, mas cuidam de uma reparação do que o estudante recebeu, mas não aprendeu.” (Documento Orientador - PRA, 2023, p. 11)
SAIBA MAIS…
Foram formadas equipes para desenvolvimento das ações do PRA a nível central e regional, denominadas Núcleo de Gestão Pedagógica Central e Regional, que “atuarão no desenvolvimento de ações pedagógicas e de monitoramento relativos à operacionalização do Plano de Recomposição das Aprendizagens, no apoio às escolas estaduais na elaboração de estratégias de ensino para melhoria da aprendizagem e dos resultados dos indicadores educacionais da rede estadual de ensino.” (Documento Orientador, 2023, p. 13)
Núcleo de Gestão Pedagógica Regional - NGPR
Nos dias 26 e 27 de abril foi realizada em Belo Horizonte a formação para a equipe do PRA-NGPR com as presenças dos DIRE e Analistas Pedagógicos das 47 regionais. Foram 4 oficinas, as quais discorreram sobre:
o Plano de Recomposição das Aprendizagens, abordando o que é, os objetivos e as ações a serem desenvolvidas;
a BNCC e o CRMG, abordando a relação entre eles e o desenvolvimento pedagógico;
as estratégias para a recomposição das aprendizagens;
o SIMAVE, abordado os resultados das avaliações (PROALFA, PROEB e as trimestrais) e como deve ser o trabalho para sanar as defasagens apresentadas pelos resultados dessas avaliações.
No Programa de Recomposição das Aprendizagens, está prevista para o 3º bimestre a continuidade das ações iniciadas no 2º bimestre, sendo elas: plantões entre as equipes do Núcleo de Gestão Pedagógica Central - NGPC e Núcleo de Gestão Pedagógica Regional - NGPR e visitas presenciais da equipe NGPC às SREs. Essas ações terão como finalidade apoiar as equipes NGPR com orientações sobre a elaboração do Plano de Ação de Recomposição das Aprendizagens.